O XY.pt tem como objectivo disponibilizar uma plataforma de carácter seguro e intuitivo que facilite o contacto entre utilizadores do sexo masculino. Ainda que forneça todas as ferramentas necessárias para uma interacção eficiente entre membros da comunidade gay, proporcionando aos mesmos excelentes oportunidades de vir a conhecer alguém que possa revelar-se do seu interesse, o bom senso continua a ser indispensável para que a utilização deste site se revele totalmente producente e sejam evitados alguns dissabores que frequentemente tendem a afectar aqueles que negligenciam as medidas mais básicas de segurança.
Para que possamos ajudá-lo a identificar situações potenciais de risco, de seguida deixamos algumas dicas muito importantes que, quando devidamente adoptadas, permitir-lhe-ão salvaguardar ao máximo a sua segurança e retirar uma experiência 100% positiva da utilização deste site.
A possibilidade de agendar um encontro ao vivo constitui um dos factores mais aliciantes num site de encontros. Ainda que isto seja prática comum, vale a pena ressaltar a importância da utilização de uma boa dose de bom senso no momento de escolher com quem se encontrar. Para começar, recomenda-se vivamente que evite encontros prematuros. O ideal é que comunique com a pessoa durante alguns dias, ou até mesmo semanas, antes de aceitar encontrar-se com ela. Isto ajudará a conhecê-la um pouco melhor e a diminuir significativamente os riscos de vir a deparar-se com cenários desagradáveis. Adicionalmente, recomendamos, também, que dê preferência a locais públicos e movimentados para o primeiro encontro. Evite levar um desconhecido para sua casa ou para um local pouco movimentado logo no primeiro encontro, uma vez que tal poderá dar asas a situações menos favoráveis, das quais poderá vir a arrepender-se.
Qualquer tipo de pedido de ajuda monetária por parte de um desconhecido deverá ser imediatamente encarado como um sério sinal de alarme. Se não conhecer muito bem a pessoa com quem está a falar, não envie dinheiro nem forneça informações bancárias sob qualquer circunstância. Infelizmente, ainda há quem utilize as redes sociais como meio de burlar os mais incautos, por isso é importante manter-se o mais atento possível em relação a situações desta natureza.
A partilha de fotografias íntimas pode, em determinadas situações, constituir um comportamento de risco. Evite enviar fotografias de carácter comprometedor que possam, de alguma forma, prejudicar a sua vida social e profissional. Desencorajamos, particularmente, o envio de imagens desta natureza a pessoas com as quais ainda não partilhe um bom nível de confiança. Seguir esta simples dica poderá ajudá-lo a evitar muitos problemas no futuro.
Perfis cujas informações disponibilizadas lhe pareçam muito invulgares são dignos de cautela. Através da internet é fácil assumir identidades falsas e publicar fotos e informações que não coincidem com a realidade. Uma boa forma de determinar a legitimidade de uma fotografia é efectuar uma pesquisa de imagens através do Google. Ao fazer o upload da imagem que pretende investigar, o Google fará uma pesquisa por outras imagens idênticas na web, revelando-lhe assim se a fotografia é realmente do utilizador em questão. Seja desconfiado e não prescinda de averiguar a veracidade de determinadas informações, sempre que tiver oportunidade para tal. Isto ajudará a garantir de que não perde o seu tempo a comunicar com utilizadores mal intencionadas.